Home » 10 dicas que ninguém conta sobre viagens
Dicas de Viagem Internacionais Nacionais

10 dicas que ninguém conta sobre viagens

As férias chegaram e você não vê a hora de embarcar na próxima viagem?

Planejar um passeio incrível é sempre motivo de muita alegria. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell, viajar garante mais felicidade do que comprar algum bem.

Mas, geralmente, planejar o seu próximo destino também dá um certo trabalho. É preciso pesquisar valores, locais para se hospedar, melhores datas, entre outras coisas e ainda assim é possível ficar alguma informação para trás.

Pensando nisso, o Hurb listou 10 dicas que ninguém conta sobre viagens para você ficar atento até às informações menos óbvias e aproveitar seu destino da melhor maneira possível. Confira!

Saiba como encontrar passagens baratas

avião asa 1

Esqueça o mito de que aguardar até o último minuto ou passar noites inteiras acordado para comprar a passagens vai garantir valores mais baixos.

Existem formas mais práticas e realmente eficientes de economizar na compra do voo:

Compare preços

Para começar, use os sites de comparação de preços, anotando os valores de cada companhia em cada lugar. Como as empresas aéreas tem combinados diferentes com cada comparador, o preço pode diferenciar de um site para o outro.

E nem precisa comprar com meses de antecedência. Em viagens na baixa temporada, compre as passagens entre 30 e 60 dias antes da viagem. Na alta temporada, o ideal é comprar entre 60 e 120 dias antes.

Altere a rota

Se for possível, alterar as rotas também garante descontos incríveis. Por exemplo: um voo saindo de São Paulo pode ser mais barato do que um partindo de BH.

Dependendo do local da viagem, essas diferenças podem impactar de maneira bastante significativa os custos totais do passeio.

Viajar no meio da semana é mais barato

Se puder flexibilizar o período de viagem, veja o quanto é possível economizar mudando a data do embarque em apenas um dia.

Sexta-feira e domingo são os dias com maior volume de embarques. Escolher os outros dias da semana para pegar seu voo, certamente vai garantir valores mais atrativos.

Aproveite os programas de milhagem

Usar programas de milhagem das companhias de aviação ou do cartão de crédito são uma ótima saída para economizar com as passagens.

Mesmo que não dê para adquirir o bilhete completo, dá para conseguir um bom desconto e aproveitar esse dinheiro durante a viagem.

Invista em lugares que ainda não conhece

“Uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes”.

Veja também:  Cartórios poderão emitir passaporte já a partir de 2018

Essa frase de Dalai Lama pode ser a base das suas próximas viagens. Tudo bem, podemos ter um lugar preferido para visitar, mas conhecer novas cidades é sempre muito interessante.

Você até pode ir para o mesmo estado ou país, mas que tal pensar em uma cidadezinha fora da rota dos grandes pontos turísticos?

Vá, ainda, em pontos menos óbvios. No Rio de Janeiro, por exemplo, seu planejamento pode incluir, sim, um mergulho em Ipanema, visita ao Cristo e fotos no Arpoador. Mas considere, também, conhecer a Praia do Inferno, e comer batatas fritas no DM Lanches, no subúrbio da cidade.

Vai ficar fora muito tempo? Desative serviços sem multas!

Para viagens mais longas, é sempre importante pensar nas questões burocráticas da sua casa. Cancele a assinatura de jornais e revistas, desligue os aparelhos da tomada e peça a algum vizinho para ficar de olho na movimentação.

Em relação aos serviços de telefonia, internet e TV por assinatura, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece que o consumidor tem o direito de suspender os serviços uma vez por ano e não ter que pagar por eles enquanto estiver viajando.

A suspensão deve ser pelo período mínimo de um mês e máximo de quatro meses e só pode ser feita uma vez por ano.

Aproveite esse dinheiro para fazer um passeio incrível durante a viagem.

Viajar de forma menos luxuosa pode aumentar a quantidade de destinos ao longo do ano

O que você prefere: viajar várias vezes durante o ano ou fazer uma única viagem se hospedando no hotel mais luxuoso da cidade e viajando na classe executivo?

Para quem não se importa em abrir mão de certas comodidades, alguns truques podem garantir economia e, consequentemente, mais viagens.

Prefira hospedagens alternativas

casal viajando com malas

Ao reservar o quarto da viagem, considere ficar em acomodações mais simples, como pousadas, hotéis econômicos, hostels, ou até em espaços alugados em casas de famílias.

Você também pode alugar casas por temporadas e economizar uma boa grana.

Pode não ser a hospedagem dos seus sonhos, mas levando-se em consideração que a gente usa o hotel apenas para dormir, pode ser uma excelente oportunidade para explorar ainda mais a cidade – e ficar menos tempo na acomodação.

Use o transporte público

Em vez de usar táxi para se locomover dentro da cidade, pesquise sobre o transporte público local.

Veja também:  Cartórios poderão emitir passaporte já a partir de 2018

Em muitas localidades – nacionais e internacionais – dá para se virar bem usando o metrô e gastar bem menos para ir de um ponto ao outro.

O Hurb oferece o mais prático canal para você ver horários de saídas e comprar passagem de ônibus. Você pesquisa sua rota e em 2 cliques tem o melhor preço para o trecho. Garanta sua viagem de ônibus pelo melhor preço em até 12x sem juros.

Claro, pesquise bastante sobre o transporte e a segurança dos locais por onde ele passa.

Viaje de carro

Se for para algum lugar mais perto e a viagem for dividida com outras pessoas, pense sobre a possibilidade de pegar a estrada, em vez de ir de avião ou de ônibus rodoviário.

O valor da passagem de uma única pessoa pode ser suficiente para pagar todo o combustível. Além de economizar, você aproveita a paisagem das estradas, que muitas vezes são belíssimas.

Confira alguns cuidados essenciais antes de colocar o pé na estrada.

Converse com o seu banco para entender como é a cobrança de taxas em viagens internacionais

Essa é uma das partes “chatinhas” de organizar uma viagem internacional. Não dá para sair de casa carregando grandes quantias de dinheiro, mas nem todo lugar aceita cartão de crédito.

Por isso, consulte as taxas de saque internacional do seu banco e lembre-se de habilitar o uso do cartão fora do país.

Dependendo do banco, dá para consultar essas informações no aplicativo de celular – o que já facilita, e muito, essa parte!

Entenda sobre os custos de telefonia fora da sua localidade

Usar o celular fora da sua região, seja outro DDD ou mesmo em outros países, tem custo, mesmo que não seja você quem esteja fazendo a ligação.

É o chamado roaming, uma taxa cobrada pela operadora para habilitar a sua linha fora do seu local de origem.

O ideal é você verificar se a sua operadora realmente cobra taxa de roaming ou se é mais interessante comprar um chip pré-pago para usar durante a viagem.

A operadora Nextel, por exemplo, não cobra pelo uso do roaming nacional. Assim, você não paga nenhuma taxa por receber ligações e mensagens fora do seu estado. Porém, a operadora cobra roaming internacional, caso você use a linha fora do Brasil.

Mulher loira celular carro

Faça as malas de maneira inteligente

Fazer as malas é sempre um processo difícil. A gente acha que está levando pouca coisa e acaba nem usando tudo o que colocou na bagagem, não é mesmo?

Veja também:  Cartórios poderão emitir passaporte já a partir de 2018

Para acertar na hora de fazer as malas, leve em consideração o clima da cidade para qual você vai. Mas não se esqueça de colocar uma peça extra, para o caso de ser surpreendido por frio ou calor.

Levar as roupas enroladas, em vez de dobradas, economiza espaço na mala e deixa as peças sem amarrotar.

Se for passar muito tempo no seu destino, pesquise lavanderias locais. Assim, você não vai precisar levar quantidades enormes de roupas, apenas lavá-las no meio da viagem.

Na mala de mão, tenha todos os seus documentos, artigos de higiene pessoal e uma muda de roupas, caso tenha algum problema com a bagagem.

Descubra o máximo possível sobre os costumes locais

budista tibet temploConhecer lugares novos é sempre uma oportunidade de mergulhar na cultura local e descobrir formas diferentes de se viver.

Isso significa que determinadas comunidades – mesmo que vivam no seu país – podem ter costumes que você ainda não conhece ou mesmo não concorde.

Por isso, antes de ir a um novo lugar, pesquise o máximo possível sobre os costumes e regras locais para evitar problemas. Afinal, quando alguém visita a sua casa, vale o que você dita não é mesmo?

Em viagens internacionais, fique atento à documentação necessária

Conheça todas as regras do país que será visitado antes da viagem começar. Prepare toda a documentação necessária, como passaporte e identidade e verifique se é necessário visto para entrar no país escolhido.

Esclareça todas as dúvidas junto à agência de viagem ou pesquise nos sites das embaixadas, caso esteja organizando as férias por conta própria.

Esse ponto é fundamental, já que você pode ser mandado de volta, se não corresponder aos requisitos locais do destino.Passaporte/ documentação

Pense menos, viaje mais!

Por fim, lembre-se de aproveitar todas as oportunidades que tiver para viajar. Muitas vezes, deixamos de viver momentos incríveis por receio de gastar muito dinheiro ou não ter companhia.

Perca o medo de viajar sozinho, organize suas finanças e planeje viagens mais econômicas. A vida passa depressa e conhecer novos lugares é uma das maneiras mais eficazes de estar sempre muito feliz!

Tem mais alguma dica incrível para quem vai viajar? Conte nos comentários!

 

Matéria enviada por https://melhorplano.net/blog

Hurb, valorizamos o que é importante: você. Conheça a agência de viagens online número 1 do Brasil!

 

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus