Home » Conheça as 5 festas juninas mais famosas do Brasil
Curiosidades Dicas de Viagem Nacionais

Conheça as 5 festas juninas mais famosas do Brasil

O mês de junho é a época preferida do ano de muita gente e o motivo disso é quase sempre o mesmo: as festas juninas! Com as comemorações dos dias de São João, São Pedro e Santo Antônio em junho, o país tem festa ao longo de todo o mês, às vezes se estendendo até julho.

Embora seja uma festa tradicional e essencialmente católica, o que atrai as pessoas – além das quadrilhas e da fogueira – é a comida típica. Bolo de milho, doces de amendoim, pipoca e quentão combinam muito bem com o tempo mais frio da metade do ano.

Embora aconteçam por todo o país, as maiores e mais tradicionais “festas de São João” são realizadas na região Nordeste, onde se tornam verdadeiros eventos e reúnem milhares de pessoas.

Confira, a seguir, cinco das festas juninas mais famosas do Brasil.

1) Campina Grande, Paraíba

Conhecida como “o maior São João do mundo”, a festa junina de Campina Grande, na Paraíba, é, de fato, a maior e mais famosa do Brasil. São esperados 2 milhões de pessoas nos 30 dias de festa de 2019, que vai do dia 7 de junho a 7 de julho, sem parar.

5 festas juninas mais famosas do Brasil 1
Créditos: Márcio Rangel

A festa ganha ares de mega evento e esse ano conta com shows de Elba Ramalho, Gusttavo Lima, Wesley Safadão e outros.

2) Caruaru, Pernambuco

O “arraiá” de Caruaru, no Pernambuco, também é uma festa gigante e diversificada. Além dos elementos típicos da festa junina, o evento também recebe um festival de comidas gigantes. Haja comida para as 80 mil pessoas que devem passar por lá a cada noite, entre os dias 1º e 30 de junho.

Crédito da foto: Ministério da Cultura/Wikimedia Commons
5 festas juninas mais famosas do Brasil 2
Créditos: Viagem e Turismo – Abril.com

A festa ganha terá como atrações diversos artistas como: Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana.

Veja também:  3 destinos alternativos com cachoeiras incríveis no Nordeste

3) São Luís, Maranhão

A festa junina de São Luís tem uma pegada diferente da maioria. Devido à riquíssima cultura maranhense, o São João de lá é marcado pelo espetáculo do Bumba Meu Boi, cheio de danças típicas, instrumentos de percussão e muita música.

5 festas juninas mais famosas do Brasil 3
Créditos: Agência São Luís de Notícias
5 festas juninas mais famosas do Brasil 4
Créditos: Agência São Luís de Notícias

Os grupos teatrais e de dança costumam viajar por todo o país, mas quem quiser conferir a festa em todo seu esplendor tem entre os dias 12 de junho e 1º de julho para aproveitar.

4) Mossoró, Rio Grande do Norte

Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem uma das festas juninas mais tradicionais do país. Ela acontece entre os dias 08 de junho e 30 de julho e tem como atrações desde blocos de carnaval até grandes artistas, como Alceu Valença, além dos grupos regionais.

5 festas juninas mais famosas do Brasil 8
Créditos: Mossoró Noticias
Crédito da foto: George Vale/Wikimedia Commons

Outro ponto alto da festa é a encenação da “Chuva de Bala”, em frente à Capela de São Vicente, onde é contado o episódio onde os habitantes da cidade expulsaram o bando do cangaceiro Lampião, em 1927.

5) Teresina, Piauí

O São João de Teresina é marcado pelas quadrilhas e pelas comidas típicas, com direito a festival gastronômico. A festa acontece entre os dias 15 e 22 de junho, no Shopping Rio Poty, e conta até mesmo com um parque de diversões.

5 festas juninas mais famosas do Brasil 12
Créditos:
Crédito da foto: Gustavo Almeida/G1

Aproveitando a homenagem a Santo Antônio, a festa vai contar com um casamento coletivo, onde mais de 200 casais devem celebrar a união em grande estilo.

Clique aqui e veja todos os hotéis com disponibilidade para Junho e julho. Confira outras roteiros através do nosso Instagram!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus