Home » Viagens baratas: 5 dicas imperdíveis para economizar na sua viagem
Dicas de Viagem

Viagens baratas: 5 dicas imperdíveis para economizar na sua viagem

Quantas vezes você já ouviu alguém falando que adoraria viajar, mas que a falta de grana acaba dificultando? É verdade que, dependendo da viagem, o custo pode ser bem alto sim. Porém, se organizar direitinho, dá para fazer viagens baratas e conhecer lugares incríveis!

O pessoal da Méliuz trouxe, neste post, uma série de dicas legais para te ajudar a economizar na hora de viajar. Assim, você vai ver o que fazer para tirar a sua viagem do papel gastando bem menos.

1) Planejamento é a chave para viagens baratas

Viagens Baratas - Planejamento

Planejamento é a palavra-chave para economizar na hora de viajar. Depois de escolher para onde ir, faça uma pesquisa inicial para definir o orçamento necessário.

Liste os passeios que deseja realizar e consulte os preços de ingressos. Veja os custos de passagens aéreas, hospedagens, deslocamentos no local, alimentação, seguros (se necessário), entre outros. E, mesmo que este não seja o custo definitivo, você terá uma boa ideia do gasto total. 

Definir previamente os passeios te ajudará a organizar um roteiro de visitas. Otimize sua viagem visitando no mesmo dia os lugares que são mais próximos. Assim, você vai economizar no gasto com transporte na cidade. Veja, também, se alguma agência de turismo oferece pacotes de passeios, pois os preços podem ficar mais em conta comprando vários em um mesmo lugar.

Outra coisa: como alguns lugares oferecem bons descontos para pagamentos com dinheiro, recomendamos separar uma quantia para levar com você na viagem.

2) Fuja da alta temporada

Viagens Baratas - Praia

De fato, dezembro, janeiro, junho e julho são os períodos do ano com maior procura pelas regiões turísticas aqui no Brasil. Não tem como fugir muito do preço mais elevado da alta temporada. Além disso, as cidades turísticas costumam ficar mais cheias também nestes meses.

Como os períodos mais caros são relacionados às férias escolares, se você não está na faculdade, não é professor ou não pretende viajar com crianças, isso deixa de ser uma questão tão relevante, pois poderá viajar durante a baixa temporada.

Então, que tal visitar as praias nordestinas em outubro ou novembro, na primavera? Nestes meses, as temperaturas já estão mais elevadas, pois é o período que antecede o verão.

Mas, se sua intenção é visitar um lugar para curtir o friozinho, entre agosto e setembro pode ser um ótimo momento para isso.

3) Pesquise… e muito!

Viagens

Acompanhe regularmente, em diferentes sites de viagens, tanto o preço de passagens aéreas quanto de hospedagens. Desta forma, você poderá facilmente analisar as opções que cada um oferece, as condições de pagamento e, assim, encontrar os melhores preços.

Crie alertas nos sites das companhias aéreas e comparadores de preço, como o Skyscanner. Assim, você receberá um alerta sempre que surgir uma boa oferta. Estes avisos podem ser uma notificação no celular, caso instale um aplicativo, ou uma mensagem por e-mail.

Pense, que maravilha ser informado exatamente no melhor momento para comprar!

4) Onde ficar?

Viagens Baratas - Hostel

Está aqui um ponto crucial para sua viagem. Mas, também é um ponto onde é possível conseguir uma boa economia. Como a oferta de meios de hospedagens costuma ser ampla em destinos turísticos, não fuja de uma boa pesquisa.

No entanto, antes de se jogar num hostel, por ser mais barato, veja qual tipo de hospedagem  combina com seu estilo. Um hostel, por exemplo, pode ser uma boa forma de conhecer outras pessoas. Mas, você toparia compartilhar o quarto ou, até mesmo, banheiro com um desconhecido?

Alugar um imóvel para uma pequena temporada, pode sair mais barato que hotel, dependendo da quantidade de pessoas que viajará com você. Mas, se você não abre mão do conforto e serviços agregados, um hotel é a melhor opção.

No Hurb, você facilmente poderá visualizar os hotéis disponíveis por cidade, os preços de diárias e toda infraestrutura. Mas, caso você esteja sem ideia para onde ir, dá uma olhada nos pacotes de viagens. Em geral, os preços já incluem o transporte aéreo e hospedagem e, além disso, são sempre ótimas sugestões, já que são destinos mais procurados.

5) Passagens aéreas mais baratas

Viagens Baratas - Aeroporto

Um dos itens que mais encarecem uma viagem, as passagens aéreas, merecem uma atenção bem especial. Por isso, é preciso ter paciência para comprá-las.

Para voos nacionais, é recomendado que a compra seja realizada com, no mínimo, 30 dias de antecedência. No caso de voos internacionais, o ideal é que as passagens sejam compradas, pelo menos, 2 meses antes.

Bem como fugir da alta temporada ajuda a economizar, pode ser mais fácil conseguir fazer viagens baratas evitando os dias de maior procura também. Sexta-feira e domingo à noite são, em geral, os dias mais caros para voar. Se você estiver de férias, tente priorizar os dias menos convencionais para sua viagem.

Uma outra opção é comprar as passagens utilizando milhas acumuladas em seu cartão de crédito. Mesmo que você não tenha milhas disponíveis para isso, vale dar uma olhadinha no site da MaxMilhas.

Lá, você vai comprar sua passagem aérea normalmente, porém, utilizando as milhas de outra pessoa. O MaxMilhas conecta pessoas que querem vender milhas com quem quer viajar gastando menos.

Uma dica extra é: olhe com carinho os voos com conexões ou escalas. Como eles são menos procurados, é comum que mais promoções sejam realizadas.

Este conteúdo foi desenvolvido pelo Méliuz, a maior empresa de cashback do Brasil. Com o Méliuz, você recebe em dinheiro parte do valor gasto em compras  realizadas nas mais de 1.600 lojas parceiras.

É super simples! Basta se cadastrar e buscar no site ou app do Méliuz a loja onde pretende comprar. Depois de ativar seu cashback, é só concluir a compra normalmente na janela que abrirá automaticamente.

Ao completar R$ 20 de saldo, o você informará seus dados bancários e poderá solicitar gratuitamente o resgate do valor para sua conta ou poupança. Isso pode ser feito pelo site ou app do Méliuz, sem qualquer custo.

Tem mais alguma dica para conseguir deixar suas viagens baratas?

Deixe um comentário nos contando o que você faz para economizar na hora de viajar.

Créditos das imagens: Pixabay, Pexels e Unsplash

Veja também:  07 dicas para economizar na viagem

Hurb, valorizamos o que é importante: você. Conheça a agência de viagens online número 1 do Brasil!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus