Home » Ilha flutuante dos Uros em Puno
Dicas de Viagem Peru

Ilha flutuante dos Uros em Puno

Quem nunca desejou algum dia viver numa lancha? Na casa da árvore que aparece nos filmes, ou numa casa flutuante em que possamos imaginar.

Os habitantes de Uros do Lago Titicaca tornaram isso real: Eles fizeram suas próprias ilhas flutuantes que são as casas na cidade deles. Conforme o costume dos Uros, eles dizem que todos os humanos viveram aqui, antes mesmos que o sol tivesse nascido na Isla del Sol.Barcos em Puno

Também de acordo com o costume, os Uros têm sangue negro que é uma proteção do frio e contra afogamentos. A história do sangue parece não ser realidade, porém os Uros têm bastante resistência ao frio, os juncos secos com que fazem suas casas não podem ser aquecidos por causa do risco de incêndio.

Antes dos Incas se apropriarem da região em volta do lago, os Uros viviam na margem das cidades e vilarejos. Portanto, quando alguns se ajoelhavam ante o conquistador Inca outros iam para a Bolívia, os Uros tiveram uma ideia sensacional: deixaram o Inca na margem e viveram no lago.

Criança Puno em casa de junco

Eles construíram grandes tapetes de Totora (e também usaram outras coisas) e transporte no lago navegável mais alto do mundo. Os Uros ficaram isolados no centro do lago e esquecidos pelos espanhóis, e inclusive pelo governo peruano e boliviano, até uma grande tempestade em 1986 que os obrigou ir até a margem para reparar e pedir ajuda.

Desde aquela época, muitos habitantes dos Uros deixaram as ilhas flutuantes para se juntar a sociedade, porém grande quantidade de pessoas preservam a forma tradicional de vida nessas ilhas.

Para informações de reserva de turismo, comparação de operadores e preços, nós recomendamos usar FindLocalTrips.com, um site de comparação de turismo e atividades pela América do Sul.Crianças Puno

Veja também:  Deserto Oásis no Peru: A Viagem Para Toda Vida, por Peru Hop

A fabricação das ilhas de junco são uma verdadeira proeza, porque novos juncos sempre devem ser acrescentados no topo para substituir os que estão no fundo que se dissolvem com o passar do tempo.

As casas feitas de junco, os fogões de pedra e os observatórios são suportados pela ilha, além disso tudo, tem o peso dos residentes, dos objetos e dos animais que eles possuem. Os juncos podem ser digeridos como fonte de iodo natural.

Embora o estilo de vida tradicional deles, os Uros possuem algumas tecnologias e muitos deles possuem televisões, rádios e barco motorizado. Lá na ilha eles têm a própria estação de rádio e também escolas nas ilhas flutuantes.

Um belo destaque para qualquer passeio é se hospedar com uma família dos Uros. Para isso você pode reservar através do nosso parceiro FindLocalTrips.com. Você também pode fazer um passeio em um dos barcos deles por um preço bem barato.

Mulheres Puno margens do Titiicaca

Talvez você necessite de um tradutor, já que a população de lá falam uma variação do Aymara. O “chão” da ilha de junco parece imóvel e como esponja, mas as pessoas já vivem lá por muito tempo, e você não terá nenhum perigo de cair na água.

O tour geralmente inclui café-da-manhã, almoço e jantar (muitas vezes peixe ou cuy), alojamento em uma casa de uma das famílias. Os tours reservados pela Find Local Trips também possuem um guia e um intérprete, e também transporte de ida e volta para as ilhas flutuantes.

A maneira mais segura, flexível e confortável para chegar em Puno, no Lago Titicaca e nas ilhas flutuantes é através do serviço de ônibus hop on, hop off da Peru Hop.

Veja também:  Conheça o Inti Raymi, a Festa do Sol no Peru

Artesanato Puno

Com pontos em Lima, Cusco, faz paradas em Puno, Paracas, Huacachina e Copacabana, a Peru Hop é a melhor opção para viajar pelo sul do Peru e norte da Bolívia. Temos assistentes locais com experiência pessoal por todo lugar que você passar.

Em qualquer uma das nossas paradas você pode descer do ônibus, conhecer o local por quanto tempo você quiser, depois pegar o seguinte ônibus e continuar a viagem para seu destino com a mesma passagem. No site FindLocalTrips.com você pode encontrar os melhores passeios, atividades e guias em Puno, no Lago Titicaca e por toda América Latina.

Todos os passeios disponíveis na Find Local Trips são operados por pequenos proprietários locais que são bem atentos com a segurança, qualidade e ética, assim você pode ficar tranquilo e curtir sua viagem. Seu dinheiro irá para a economia local.

Enviado pelo parceiro Marlom de Souza, da Peru Hop, Lima-Peru

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus