Home » Paraty e Ilha Grande agora são patrimônios da humanidade
Destinos Nacionais

Paraty e Ilha Grande agora são patrimônios da humanidade

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) decidiu por unanimidade inscrever as cidades de Paraty e Ilha Grande, ambas localizadas no estado do Rio de Janeiro como patrimônios mundiais da humanidade.

Mirante-Do-Sundara-Ilha Grande
Créditos: Leve na mala

O Brasil já contava com 21 patrimônios mundiais da humanidade, deste 7 são naturais e 14 são culturais. Outro ponto importante é que este é o primeiro sítio de patrimônio misto do Brasil, que incluem tanto bens culturais quanto naturais.

paraty-principal
Créditos: Naturam

No mundo, dos mais de mil patrimônios mundiais da humanidade, apenas 39 locais são sítios mistos e estão localizados em 31 países diferentes.

Conheça Paraty viajando de ônibus!

Paraty e Ilha Grande se juntam ao seleto grupo que conta com Ouro Preto (MG), Olinda (PE), São Luís (MA), Cidade de Goiás (GO), Salvador (BA), Parque Nacional do Iguaçu (PR), o pantanal, dentre outros.

Conheça Paraty (RJ)

Apesar de estar situada entre dois rios, a beleza de Paraty não está nas paisagens, mas sim na arquitetura. A cidade está localizada no Rio de Janeiro e tornou-se independente em 1667, após várias revoltas populares.

Após descobrirem o ouro em Minas Gerais, o governador determinou que as mercadorias só poderiam chegar a Minas ingressando pelo Rio de Janeiro. A cidade também foi importante rota de ciclo do café, até ser substituída pela ferrovia São Paulo-Rio. E devido a mudança no caminho dos produtos, a cidade foi esquecida durante muito tempo, preservando a arquitetura colonial considerando-a Monumento Histórico Nacional.

Os carros são proibidos no centro histórico, o que torna a viagem mais interessante, podendo observar melhor os detalhes arquitetônicos. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é a mais visitada e teve grande importância econômica.

Veja também:  Um fim de semana na encantadora Paraty
Paraty
Créditos: todosdestinos.com

Conheça os melhores hotéis de Paraty (RJ)

Conheça Ilha Grande (RJ)

Localizada na Baía da Ilha Grande, costa oeste do Estado do Rio de Janeiro, região também conhecida como Costa Verde, a Ilha Grande faz parte de um arquipélago de 187 ilhas e ilhotas, considerada um dos locais mais bonitos do Oceano Atlântico.

A sede da ilha está situada na Vila do Abraão e fica de frente para os municípios de Mangaratiba e Paraty. O mar em diversos tons de verde, abriga uma grande diversidade ecológica, além de inúmeras belezas e cenários naturais.

Praia-de-Lopes-Mendes-RJ
Créditos: Belezas Naturais

Clima tropical, ótima estrutura, paisagens de tirar fôlego e muita tranquilidade são as características da Vila do Abraão, porta de entrada da Ilha Grande, Rio de Janeiro. Conhecida popularmente como “Capital da Ilha Grande”, o povoado contém a maioria das pousadas e hospedagens, campings, casas de praia, restaurantes, comércio com lojas de artesanatos e agências para passeios, travessia marítima e mergulhos da região.

praia-de-lopes-mendes-ilha-grande-rj
Créditos: O Globo

Conheça os melhores hotéis de Ilha Grande (RJ)

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais curiosidades visitando nosso Facebook!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus